Cada vez mais presente nas organizações em empresas, quando os assuntos são relacionados às tarefas do departamento financeiro, BPO, uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, vem garantindo a habilidade necessária para a gestão do negócio.
BPO Financeiro nada mais é que terceirizar a parte do serviço administrativo da empresa, que necessita ser realizado todos os meses, e que demanda um período longo. Podemos imaginar que para esse processo, a contratação de um funcionário solucionaria todo o problema, mas não. Melhor que elevar o custo para a admissão de um novo servidor, é ter sua contabilidade fornecendo esse serviço.
Os processos têm a garantia de serem otimizados com o BPO financeiro, além de facilitar a comunicação, e o ganho de tempo, o aumento na eficiência são algumas das vantagens deste contrato.
Principalmente para as empresas com equipes menores, ou sem um responsável para o setor financeiro, na contratação de um BPO haverá uma compreensão melhor do fornecimento de uma combinação de pacotes de serviços administrativos de rotina.
Ao terceirizar esse processo, a atuação na emissão de notas fiscais, contas a pagar e receber, e conciliação de conta bancária, já não serão demandas que gastarão tempo e energia do empresário, principalmente para quem está ingressando no mundo dos negócios, garantindo uma maior satisfação financeira.
Para os contadores, os proventos vão desde o aumento da receita até a diferenciação no mercado. Cada vez mais escritórios oferecem o BPO Financeiro como parte do seu dossiê de serviços, e colaboram com as empresas, assegurando nas questões de finanças uma visão mais ampla no futuro da viabilidade do negócio.
Para equipes com uma ausência de um profissional interno dedicado para esta área, ou que até possui, mas com uma certa dificuldade em manter um processo eficiente, a contratação do BPO financeiro é mais que recomendada. Também pode-se solicitar o serviço nas empresas que já estão começando a crescer, que por muitas vezes acabam deixando de fazer um acompanhamento adequado dos processos financeiros, podendo ocasionar alguns erros nos registros e movimentações.
Um dos serviços essenciais do BPO é a gestão de fluxo de caixa, que é uma forma de compreender a performance da empresa, com finalidade de ampliar o panorama ligado à situação financeira como um todo, ajudando na tomada de decisões quanto à falta ou a sobra de dinheiro.
Os passos iniciais para começar a oferecer BPO financeiro é fazer as finanças da própria empresa contábil. Essa fase irá atuar como um teste para o seu novo serviço, garantindo que os processos irão funcionar também com os clientes.
Tudo o que é relacionado a finanças, passa por essa área, pois esse departamento tem o papel de garantir uma boa gestão de patrimônio, a fim de que a organização possa reduzir os gastos e maximizar os lucros.
O prestador de serviço irá adentrar-se na vida financeira e contábil do empreendimento, conhecerá os processos, analisará todo o histórico de transformação do negócio, e todas as tarefas administrativas. Após conhecer os sistemas utilizados e os funcionários envolvidos na operação, virá a parte da conversa com o empreendedor para entender o momento e as expectativas em relação ao trabalho. Tudo isso acontece com o objetivo de entender o cenário, para que assim possa propor mudanças no processo que respondam às necessidades do empreendedor que contratou o serviço.
Algumas ferramentas, acompanhamento diário, mensal, sistemas, métricas, precisam ser definidos nesta fase, como os relatórios gerenciais que serão entregues nos tempos estabelecidos. Sabendo estabelecer bem os passos essenciais para começar a fazer BPO Financeiro, que são, saber como posicionar uma empresa, analisar a base de clientes, e escolher aqueles que estão dispostos a mudar e dar um segundo passo no negócio, irá se livrar de forma mais disciplinada das preocupações com finanças, e elevar a terceirização.
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